domingo, 15 de janeiro de 2017

12 vezes que os ensaios técnicos são a melhor coisa do pré-carnaval

por Leonardo Antan, Felipe de Souza e Vitor Melo



Sapucaí recebendo público, as escolas colocando seus componentes na "rua", bateria, samba. Gritos de guerra, discursos dos presidente e o calor que só quem vive isso sabe explicar. Se todos esses fatores não te convenceram que o carnaval já tá batendo na porta... Vem com a gente! 

1. Carnaval na tela do TV 


As vinhetas do carnaval já estão, mesmo que passem num piscar de olhos, na TV - e, convenhamos, é maravilhoso ver o samba, os artistas e a nossa escola na telinha. Leia nossa máteria sobre a evolução das vinhetas: aqui

2. Portas abertas


 A Sapucaí, mais do que nunca, reaberta ao público. E de graça. 

3. Lugar nas frisas 


Quem não tem aquele amigo que madruga pra conseguir aquele lugarzinho nas frisas durante o ensaio? 

4. Sambas ao vivo 


Podemos ouvir nossos sambas preferidos ao vivo e ver como eles se comportam ao vivo. É uma sensação diferente de ouvir as gravações e na quadra, é era de saber se o samba vai "funcionar" ou não. Um verdeiro teste de fogo. 

5. Sentir as baterias de pertinho 


(...) não só ouvir o samba, mas sentir, de pertinho, toda a cadência que só uma bateria de escola de samba tem.

6. A cabine dos julgadores é o povo 


As escolas desfilam sem as obrigatoriedades recorrente dos desfiles - as apresentações dos quesitos aos julgadores. Mas, pera aí... Elas desfilam pra quem? Para as próprias escolas e, como deveria sempre ser, para o público!

7.   Desvendando o desfile


Já dá pra se situar um pouco sobre a setorização da sua escola e tudo mais. Levando em consideração que algumas escolas levam placas e, até, automóveis no lugar das alegorias e, em alguns casos, com os nomes delas. 

8. As escolas se enfeitam


 Muitas alas se enfeitam com objetos super especiais e coloridos que dão todo aquele charme especial que só o nosso carnaval tem, as baianas sempre capricham em suas "fantasias" e, principalmente, os casais, que sempre são um show a parte, vão com roupas temáticas remetendo ao enredo e até mesmo à fantasia que usarão no desfile e, em alguns casos, usam até a fantasia do ano anterior. 

9. Cante com a gente!


 É essencial chegar cedo para garantir sua revistinha "Cante com a gente" pra coleção. Pra que não decorou os sambas ainda é a oportunidade de poder acompanhar as letras e sambar junto.

10. Não tem fila do Bob's


 Tem ambulante vendendo de tudo, da cerveja ao doce, caipirinha, salgados - e, o melhor, sem filas.

11. Menos é mais


As escolas em seus ensaios técnicos que não precisam de fantasias luxuosas e nem alegorias mirabolantes e "hollywoodianas". Basta o samba! Basta o batuque de seus ritmistas, a força do canto de sua comunidade e pronto. Floresce a magia do carnaval, seu lado lúdico e encantador - a magia que move as escolas de samba e faz esse nosso sonho, a cada fevereiro, acontecer.

12. "Ninguém se interessa mais por carnaval"


Muitas vezes ouvimos essa frase por aí, na maioria das vezes, dita por algum daqueles que dizem preferir "Halloween ao Carnaval". Coitados. Mas é só ter um ensaio com o Salgueiro e Tijuca, como no último ano, que o Sambódromo parece não possuir espaço pra tanta gente, parecia desfile oficial. Contradizendo quem vive dizendo frases como essa do sub-título, nós seguimos em frente na missão de não deixar o samba morrer!


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário