segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CARNAVANÁLISE #1: a Zona Leste em busca do bicampeonato


Por Felipe de Souza
O carnaval de São Paulo é um dos que mais cresce e ganha espaço no Brasil, é inegável, além disso, não podemos esquecer da festa momesca nas terras cariocas. Para ilustrar tamanho crescimento da festa e a união entre os carnavais, Felipe de Souza, Beatriz Freire e Jéssica Barbosa se reuniram para explanar sobre samba e enredo das 27 escolas que passarão pelo Anhembi e pela Marquês de Sapucaí. Os textos estarão disponíveis às segundas, quartas e sextas, seguindo o resultado do carnaval 2017.

Para começar a saga, nada melhor que trazer a campeã do cortejo na Terra da Garoa, a Acadêmicos do Tatuapé. Então vem com a gente que a sirene vai tocar!


"Maranhão: Os Tambores vão Ecoar na Terra da Encantaria"
Acadêmicos do Tatuapé
"Viva São José, venha me valer
Ilu Ayê ô, Ilu Ayê
Tatuapé numa linda procissão
Canta sua história, ó Maranhão"

Em time que tá ganhando se mexe, sim! Para 2018, em busca do bicampeonato, a azul e branco virá reforçada pelo carnavalesco Wagner Santos, vindo da Acadêmicos do Tucuruvi. O enredo, tradicional CEP, conta sua história, ó Maranhão as influências culturais do estado brasileiro, bebendo da fonte de um outro desfile do mesmo carnavalesco, em 2010, pelo Zaca, quando foi contada a história de São Luis. Além disso, pode-se esperar da escola um desfile colorido, dançante (por assim dizer) e com representações folclóricas naturais da Terra da Encantaria.

O samba:
Em sua disputa de samba, a Tatuapé recebeu 34 obras, um recorde no Especial paulistano, propondo um modelo de escolha fechado aos componentes da escola. Numa feliz decisão, a obra que irá para a Avenida é de autoria de Fabiano Tennor, Mike e Luizinho, compositores do samba que deu o primeiro título para a escola, no último carnaval.

Interpretado de maneira belíssima por Celsinho Mody, o samba-enredo conta com a participação especial de Dominguinhos do Estácio e da ilustríssima madrinha Leci Brandão, na faixa 1 do CD. Com belas passagens, é fundamental destacar os versos que antecedem o refrão principal: "É emoção/ o meu pavilhão vai girar/ na Terra da Encantaria/ os tambores vão ecoar". Cabe apontar também a corretíssima atuação da Bateria Qualidade Especial, com bossas e a inserção das matracas, instrumentos musicais típicos. 

A Acadêmicos do Tatuapé vai em busca do bicampeonato sendo a quinta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, mostrando suas credenciais e que irá vender caro o troféu de campeã.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário