quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

CARNAVANÁLISE #20: Com enredo afro-indígena, Gaviões projeta carnaval marcante

Por Jéssica Barbosa
O carnaval de São Paulo, inegavelmente, é um dos que mais cresce e ganha espaço no Brasil. Apesar disso, é impossível ignorar a relevância que a festa momesca tem em terras cariocas. Para ilustrar tamanho crescimento da folia e a união entre os carnavais, Felipe de Souza, Beatriz Freire e Jéssica Barbosa se reuniram para detalhar samba e enredo das 27 escolas que passarão pelo Anhembi e pela Marquês de Sapucaí em 2018. Os textos estarão disponíveis às segundas, quartas e sextas, seguindo o resultado do último carnaval.

"Guarus - Na Aurora da Criação, a Profecia Tupi... Prosperidade e Paz aos Mensageiros de Rudá"
Gaviões da Fiel
"Anauê, sou índio guerreiro, sou Gavião (eu sou)
Linda Jaci que clareia a tribo alvinegra
em sagrada missão"
Tentando voltar aos áureos tempos após um desfile fraco e decepcionante em 2017, a Gaviões da Fiel contratou um dos melhores carnavalescos da nova geração: Sidnei França. Para 2018, a Torcida que Samba levará ao Anhembi a história “ Guarus – Na Aurora da Criação, a Profecia Tupi... Prosperidade e Paz aos Mensageiros de Rudá”, uma lenda que conta a história dos índios Guarus, povo que foi enviado com a missão de resgatar a paz e o amor entre os homens que habitavam a região que hoje conhecemos por Guarulhos. Sidnei deixa claro que o enredo não é sobre a cidade de Guarulhos em si, e sim sobre o povo que por lá habitou. Um tema muito diferente dos quais a Gaviões vinha apresentando nos últimos anos, o que causa grande expectativa.


O samba:

Os autores Luciano Costa, Totonho, Reinaldo Jr, Neto, Bruno Muleki, Alex, Fadico e Fábio Palácio foram muito felizes na composição de um dos sambas mais elogiados do ano, auxiliados pela ótima sinopse escrita por Sidnei. A obra tem dois falsos refrãos que são os destaques da letra, principalmente no verso: “e o negro aqui chegou/ com a fé de Obatalá/ mesmo sofrendo na chibata do senhor/ pele escura canta e dança pra curar a sua dor”.

Ernesto Teixeira, mais uma vez muito bem na gravação, deixou o samba com a “cara” dos Gaviões. A escola será a 5ª escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 10 de fevereiro.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário