quarta-feira, 23 de maio de 2018

#SérieEnredos: Vai pra avenida ou não vai? Enredos cogitados que nunca desfilaram

Por Leonardo Antan

A "Série Enredos" dominará o site aqui durante o mês de maio, com textos novos às quartas e sextas.


No ciclo de vida momesco, a cada ano as escolas dão o start para a preparação do próximo desfile com o lançamento do enredo que levarão para a avenida. Enquanto o anúncio oficial não acontece, muitas são as especulações, ainda mais em tempos de WhatsApp e redes sociais, locais onde os boatos se proliferam com grande dinamismo, criando as possibilidades mais absurdas. 

Sai ano e entra ano, alguns temas voltam a se repetir e rodar em diferentes escolas como possíveis eleitos a enredos. Desde cidades buscando promoção até artistas famosos que não aceitam tal honraria, há várias possibilidades que já circularam nas escolas oficialmente ou não. Dando sequência à #SérieEnredos, confira algumas das mais famosas especulações dos últimos pré-carnavais:

Cirque du Soleil

O maior e mais conhecido circo do mundo com certeza poderia dar um belo enredo, né? Truques de ilusionismo, acrobacias, apresentações espetaculares e tudo o que faz parte do universo do circo canadense já foram cogitados para ganhar a Sapucaí. Uma das ocasiões mais emblemáticas ocorreu na Unidos da Tijuca, na preparação para o carnaval de 2010. Já pensou que poderíamos não ter tido "É Segredo!"? De qualquer forma, Paulo Barros, o carnavalesco do pavilhão amarelo ouro e azul pavão da época, seria um bom nome para levar o tema para Sapucaí.


Logo do que seria o enredo da Estácio sobre Singapura
Singapura

Bateu na trave! A cidade-estado asiática chegou a ser anunciada como enredo da Estácio de Sá para o carnaval de 2018. O desenvolvimento do tema contaria com a ligação do local com a agremiação por meio do leão do São Carlos, já que a região também tem o felino como símbolo. A proposta era patrocinada, mas o dinheiro não chegou, fazendo com que a vermelho e branco abandonasse a ideia, e Singapura ficou sem ganhar um samba em sua homenagem felizmente! 


Espanha

Um país tão rico culturalmente como a Espanha daria um belo enredo, e, vez ou outra, o reinado da Península Ibérica é ventilado como possibilidade de homenagem. Apesar da promessa, o enredo da União da Ilha sob a batuta de Rosa Magalhães em 2010 acabou enfocando mais sobre o clássico Dom Quixote e menos sobre o país. Até hoje, nenhuma escola do Grupo Especial fez uma homenagem à altura ao país. 



Nova Friburgo

A Cubango até divulgou a parceria com Friburgo, mas a homenagem não vingou.
A cidade da região serrana do Rio de Janeiro comemorou seu bicentenário esse ano e a prefeitura cogitou patrocinar um tema em homenagem ao município na Série A do carnaval carioca. Friburgo circulou por duas agremiações; primeiro a Porto da Pedra e um enredo fake de título curioso: "Deu a louca no Egito, o Faraó foi parar em Friburgo". A notícia chegou a ser anunciada em alguns veículos de imprensa para depois ser negada pelo Tigre de São Gonçalo. Depois, a possibilidade de homenagear o município também rondou a Acadêmicos do Cubango, e os carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, vulgo Boraddad, chegaram a realizar um desenvolvimento do tema, que também não se concretizou.


Fernando Montenegro
Confira a matéria
Considerada quase que unanimemente a maior atriz brasileira, a brilhante carreira de Fernanda Montenegro, que atravessa mais de setenta anos da produção cultural do nosso país, seria um enredo e tanto! Possibilidades não faltaram para isso se concretizar: em sua última passagem no Especial antes de 2019, no ano de 2015, a Viradouro - escola que já homenageou grandes musas do teatro, como Dercy Gonçalves e Bibi Ferreira -, chegou a conversar com a atriz, que alegou estar com a agenda cheia, o que impossibilitaria-a de poder se envolver como gostaria no processo da homenagem. O enredo teria sinopse assinada por Milton Cunha, que chegou a esboçar o texto. Posteriormente, quem procurou Fernandona foi ninguém menos que a Mangueira, mas a atriz alegou a mesma problemática: sua agenda, por duas vezes para a verde e rosa. A situação mais recentes foi há poucos meses, visando o próximo carnaval. Mas não será ainda que a vida da grande dama do teatro será retratada no Sambódromo. Deixa, Fernandona!


Luciano Huck
O Huck até tentou... Confira a matéria
Se alguns têm um currículo invejável, com possibilidades de alas e carros sobrando, outros não possuem tanto... Em 2017, Luciano Huck foi ventilado como possível candidato à presidência e para uma aproximação popular, nada melhor que virar enredo de escola de samba, não é mesmo? E o dono do Caldeirão tentou. Uma gorda promessa de patrocínio rondou algumas agremiações do da elite do carnaval para contar a vida do apresentador global. Alegoria do Lata Velha? Ala da pinta da Angélica? Pra nossa sorte, o absurdo ficou só na promessa e não chegou a se concretizar. 


Tim Maia
Uma das figuras mais controversas e amadas da música brasileira já teve sua vida transformada em livro, musical, filme e por que não um enredo de escola de samba? A história do cantor já foi cogitada para a avenida tanto no Rio quanto em São Paulo, sem sucesso, porém, nas duas folias. O tema seria difícil de carnavalizar, mas com certeza geraria um desfile de temática alegre e de fácil comunicação com o público. Fica a dica! 



Renato Russo

Outro músico fundamental para a história do Brasil mas também difícil de ser transformado em enredo é Renato Russo. O lendário líder da Legião Urbana também já foi ventilado como possível enredo de algumas agremiações. A vez mais recente foi pela União da Ilha, localizada na terra natal de Renato, cria da Ilha do Governador. O principal herdeiro do músico se envolveu na negociação e a ideia era bancar a iniciativa com um financiamento coletivo, mas a ideia não se concretizou. 


Esses são só alguns temas que mais circularam pelas cúpulas e pela rádio bastidor das escolas nos últimos anos. Você curte algum? Espera que um deles se concretize no futuro? Ou ainda, lembra de um que sempre circula nas conversas do pré-carnaval e não está na lista? Mande sua sugestão! Nossa #SérieEnredos segue até o fim do mês, sempre às quartas e sextas.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário