domingo, 8 de março de 2020

#BOLOEGUARANÁ: Porto da Pedra chega aos 42 anos buscando voltar ao Grupo Especial do carnaval

Por Bernardo Pilotto



Fundada no dia 08 de março de 1978, a Unidos do Porto da Pedra completa hoje 42 anos de existência. Atualmente desfilando na Série A, a escola já esteve por 15 vezes entre as maiores agremiações do carnaval. É a única escola de São Gonçalo desfilando nos principais grupos do carnaval carioca.    

Criada, assim como outras co-irmãs, a partir de um time de futebol, a Porto da Pedra foi primeiro um bloco de enredo. Foi para o carnaval de 1981 que ela se transformou em escola de samba, passando a figurar nos desfiles da sua cidade de origem, São Gonçalo.

Resultado de imagem para porto da pedra 2011
O fantasminha que sobrevoou a Sapucaí no desfile da Porto da Pedra em 2011. Foto: Wilton Júnior/AE
Após alguns anos sem competir no carnaval de São Gonçalo, a escola conseguiu se reerguer e em 1993 foi convidada para participar do carnaval do Rio de Janeiro. Foi dessa forma que a escola estreou na 5ª divisão do carnaval carioca em 1994. E aí a ascensão foi rápida: devido a uma crise entre as ligas organizadoras dos desfiles, a escola desfilou no Grupo de Acesso em 1995 e já em 1996 estreou no Grupo Especial.

E a vermelho e branco chegou chegando: com “Um Carnaval dos Carnavais” (em 1996), conquistou o 9º lugar (entre 18 escolas) e com “No reino da folia, cada louco com sua mania” (1997), chegou ao 5º lugar, chegando ao Desfile das Campeãs. Mais do que pela boa colocação, o desfile de 1997 marcou pela mensagem, falando sobre como a loucura foi utilizada para marginalizar segmentos da sociedade. Havia, por exemplo, todo um setor do desfile dedicado a Arthur Bispo do Rosário (que posteriormente foi enredo da Acadêmicos do Cubango, em 2018). Um desfile alegre e firme ao mesmo tempo.

Depois dessa boa estreia, a escola não conseguiu manter o mesmo ritmo. Acabou alternando alguns anos de rebaixamentos e acessos entre 1998 e 2001, conseguindo permanecer no Grupo Especial por longo período a partir de 2002, quando ficou até 2012.

Integrantes da comissão de frente da Porto da Pedra Foto: Guito Moreto / O Globo
Os lactobacilos que rebaixaram a agremiação em 2012. Foto: / O Globo

Foi nesse ano que a Porto teve um dos seus desfiles mais marcantes, dessa vez por motivos distintos ao de 1997. Isso porque a escola trouxe para a avenida um enredo sobre iogurte, patrocinado por uma grande empresa do setor. Esse desfile acaba sempre sendo lembrado como o grande exemplo mal sucedido de enredo patrocinado, o que acaba sendo injusto com a Porto da Pedra, visto que outras escolas, das mais famosas às menos conhecidas, também se utilizaram desse expediente em algum momento.

Após a queda em 2012, a escola vem fazendo bons desfiles na Série A, ficando muitas vezes próxima de conquistar o título e voltar para o Grupo Especial.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário